Quem foi Vasco Fernandes?



:. Vasco Fernandes(1475 - 1542), melhor conhecido por Grão Vaso, foi um dos principais pintores do do renascimento (época quinhentista) em Portugal. .:



Vasco Fernandes (1475 - 1542), melhor conhecido por Grão Vaso, foi um dos principais pintores do do renascimento (época quinhentista) em Portugal. Vasco Fernandes nasceu, provavelmente, em Viseu, Portugal, onde iniciou a sua carreira executando o principal retrato da capela-mor da Sé Catedral de Viseu (1501-1506). Entre 1506 a 1511 pintou o retrato da capela-mor da Sé Catedral de Lamego. Depois de trabalhar no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde pintou quatro retratos dos quais apenas um sobreviveu: um magnífico Pentecostes, Vasco Fernandes voltou a Viseu onde pintou uma série de retratos para a Capela-mor da Sé Catedral de Viseu, considerados os seus trabalhos mais importantes.

A maioria das suas obras estão, atualmente, expostas no Museu Grão Vasco, em Viseu. No Museu de Lamego estão 5 das 20 tábuas do retábulo da Sé de Lamego desmontado no século XVIII. Na Igreja de Freixo de Espada à Cinta, construída na época Manuelina, assim como no Mosteiro de Salzedas, encontram-se outros importantes grupos de pinturas de Vasco Fernandes. Finalmente na Sacristia do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra pode-se apreciar um Pentecostes.

 

Autor: Isabel Maria
Data: 2016-03-17