Quem foi Arthur Colley Wellesley - Duque de Wellington?



:. Arthur Colley Wellesley, conhecido por Duque de Wellington (1769-1852), Foi um militar e político inglês, nascido em Dublin, Irlanda. .:



Arthur Colley Wellesley, conhecido por Duque deWellington (1769-1852), Foi um militar e político inglês, nascido em Dublin, Irlanda. A sua carreira militar iniciou-se na guerra colonial na India, na qual se empenhou ativamente com o seu irmão, o primeiro Marquês de Wellesley, tendo pacificado importantes regiões, impondo a submissão dos maratas orientais(são um grupo étnico indo-ariano que vive no estado indiano de Maharashtra) em 1803. Continuou a  sua carreira militar no continente europeu, participando no combate da Grã-Bretanha contra o Bloqueio Continental(proibição proposta pelo então imperador Napoleão I da França e que impedia o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês (1804-1814) a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda). Foi nessa época que dirigiu, na Península Ibérica,  as tropas inglesas, portuguesas e espanholas contra o avanço das tropas de Napoleão, sob o comando de Junot, nas batalhas de Roliça e Vimieiro, de  1808 a 1814. É conhecida a sua atuação nas Batalha de Vitoria, em Espanha,  tendo ganho os títulos de duque da Cidade de Rodrigo e de Wellesley.
No Congresso de Viena, em 1815, foi representante do seu país e nomeado comandante chefe dos exércitos que derrotaram os franceses em na Batalha de Waterloo.
Politicamente conservador, combateu toda a espécie de reformas,  tendo sido ministro da guerra, Presidente do conselho de ministros, Ministro dos negócios estrangeiros e comandante geral do exército desde 1842 até falecer.   

 

Autor: Isabel Maria
Data: 2016-02-17