Ranking das cidades mais poluídas da Europa



:. Lisboa ocupa o penúltimo lugar na lista de 23 cidades europeias avaliadas quanto à avaliação das autoridades locais na redução dos níveis de poluição. .:



Lisboa ocupa o penúltimo lugar na lista de 23 cidades europeias avaliadas quanto à avaliação das autoridades locais na redução dos níveis de poluição. O ranking foi elaborado por organizações não-governamentais de ambiente, entre as quais a portuguesa Quercus. 


As organizações não-governamentais Amigos da Terra Alemanha e o Secretariado Europeu do Ambiente, federação à qual pertence a Quercus, avaliaram as cidades tendo em conta nove categorias de critérios, tais como os transportes, incluindo a promoção da bicicleta, a renovação das frotas públicas pela inclusão de veículos limpos, portagens urbanas ou tarifas sobre o estacionamento. 

Na sua comunicação que deu a conhecer este estudo, a Quercus, salienta que Lisboa «apresenta níveis elevados de poluição desde há vários anos, sobretudo de partículas inaláveis e dióxido de azoto, consistentemente acima dos valores limite impostos pela legislação europeia».

Ranking ddas 23 Cidades:


Ranking Classificação Cidade
01

B+

89%

Zurique

Suiça

Com uma população de 400.000 na cidade e 1,3 milhões de pessoas na área suburbana, Zurique é a maior cidade da Suíça.

 
02

B

87%

Copenhaga

Capital da Dinamarca

Copenhaga é a Capital da Dinamarca e também o seu centro político, cultural e econômico. A cidade tem uma população urbana de cerca de 1,25 milhões de habitantes

 
03

B

84%

Viena

Capital da Áustria

Viena é a capital da Áustria e com 1,7 milhão de habitantes também a maior cidade. Ela abriga escritórios de muitas organizações internacionais, em especial da Organização das Nações Unidas (ONU).

 
04

B-

80%

Estocolmo

Capital da Suécia

Estocolmo é a capital ea maior cidade da Suécia e constitui a mais populosa área urbana na Escandinávia com uma população de 851.155 no município (2010).

 
05

C

76%

Berlim

Capital da Alemanha

Berlim é a capital da Alemanha e, com 3,4 milhões de cidadãos também a maior cidade da Alemanha. Está localizada na parte oriental da Alemanha, 70 Km a oeste da fronteira polaca.

 
06

C-

71%

Helsínquia

Capital da Finlândia

Helsínquia está localizada no sul da Finlândia. É a capital do país e cidade mais populosa, com quase 625 mil habitantes.

 
07

C-

71%

Londres

Capital do Reino Unido

Londres é a capital do Reino Unido e a segunda maior cidade da UE, com 8,3 milhões de habitantes. A área metropolitana tem uma população de 12 a 14 milhões.

 
08

C-

71%

Paris

Capital de França

Paris é a capital da França, e também a maior cidade do país. Com uma população de 12,3 milhões de habitantes na Área metropolitana tornando-se assim numa das áreas mais povoadas da Europa.

 
09

C-

71%

Estugarda

Alemanha

Estugarda é a capital do estado alemão de Baden-Württemberg e sexta maior cidade da Alemanha.

 
10

D+

69%

Amsterdão

Capital dos Países Baixos

Amsterdão é a maior cidade dos Países Baixos, com 783 mil habitantes e uma população metropolitana de quase 2,2 milhões de pessoas. É a capital e o centro cultural e financeiro do país.

 
11

D+

69%

Graz

Austria

Graz é a capital do estado federal de Styria e com uma população de 276.000 a segunda maior cidade da Áustria. Ele está localizado no sudeste do país.

 
12

D

67%

Dusseldorf

Alemanha

Dusseldorf está situado na Alemanha Ocidental, na região metropolitana do Reno-Ruhr e é a capital do estado alemão Renânia do Norte-Vestfália.

 
13

D

67%

Lyon

França

Lyon é a terceira maior cidade da França (população: 475.000) e está situado no leste, perto da fronteira com Suiça. A área metropolitana tem uma população de 1,3 milhões de pessoas.

 
14

D

64%

Bruxelas

Capital da Bélgica

Bruxelas é a capital da Bélgica e tem uma população de 1.120.000 habitantes. É um centro para a política internacional, hospedagem, entre outros, a sede da União Europeia (UE) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

 
15

D-

62%

Barcelona

Espanha

Com uma população de 1,6 milhões na cidade e 4,5 milhões de pessoas na região metropolitana, Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e maior metrópole do Mar Mediterrâneo.

 
16

D-

62%

Milão

Italia

Milão é uma cidade no norte da Itália e no capital da região da Lombardia. Considerando que a cidade tem uma população de cerca de 1,3 milhões de pessoas, a maior região metropolitana circundante de Milão tem 7,4 milhões de habitantes, sendo a região europeia com maior densidade populacional e industrial.

 
17

D-

62%

Praga

Capital da República Checa

Praga é a capital e maior cidade da República Checa, com 1,24 milhões de habitantes e uma população metropolitana total de quase 2 milhões de pessoas. A cidade é a quinta cidade europeia mais visitada (2014), com mais de 4,4 milhões de visitantes internacionais.

 
18

F

58%

Dublin

Capital da Irlanda

Dublin é a capital da Irlanda e tem uma população de 528.000 na cidade e 1,1 milhões de pessoas na região metropolitana, e é o centro histórico da administração, economia, educação e indústria.

 
19

F

58%

Glasgow

Escocia - Reino Unido

Glasgow é a maior cidade da Escócia ea terceira maior no Reino Unido. A cidade tem uma população de quase 600 mil, a maior região de Glasgow quase 1,2 milhão e toda a região em torno da cidade, cerca de 2,4 milhões de pessoas.

 
20

F

58%

Madrid

Capital de Espanha

Madrid é a capital da Espanha. Com uma população de 3,16 milhões de pessoas na cidade e 6,3 na região metropolitana, é a maior cidade espanhola. É o centro financeiro, político, econômico e cultural da Espanha.

 
21

F

58%

Roma

Capital de Italia

Roma está localizado na zona centro-oeste da Itália e é a capital do país e cidade mais populosa, com mais de 2,7 milhões de habitantes.

 
22

F

56%

Lisboa

Capital de Portugal

Lisboa é a capital de Portugal e com uma população de 2,8 milhões de habitantes na área metropolitana a maior cidade do país. A cidade é a única capital europeia ao longo da costa atlântica. Além disso, Lisboa é a cidade mais antiga da Europa Ocidental e uma das cidades mais antigas do mundo.

 
23

F

53%

Luxemburgo

Capital do Luxemburgo

Com uma população de quase 110 mil habitantes, em 2014, a cidade de Luxemburgo é a maior área urbana no Luxemburgo e também a capital do país. A população está em constante crescimento o que leva a um enorme aumento no número de projetos de construção. A cidade do Luxemburgo é o local de várias instituições da União Europeia e tem um dos mais altos PIBs per capita do mundo.

Autor: Isabel Maria
Data: 2015-03-31


Artigos Relacionados