Petróleo - diferença ente a sigla WTI e Brent



:. A sigla WTI e a palavra Brent, associadas à cotação do petróleo, identificam a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado. .:



 

A sigla WTI e a palavra Brent, associadas à cotação do petróleo, identificam a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado. O petróleo brent deve o seu nome a um campo de produção de crude da Shell no mar do norte. Atualmente, a palavra Brent designa todo o petróleo explorado no Mar do Norte e transacionado na Bolsa de valores de LondresA cotação do petróleo Brent serve de referência para os mercados europeu e asiático.
 
Por outro lado, o petróleo WTI, deve o seu nome a West Texas Intermediate. West Texas é a principal região petrolífera dos Estados Unidos, e o óleo WTI é aquele vendido pelos intermediários do West Texas. O Petróleo WTI é transacionado na Bolsa de Nova York e sua cotação serve de referência para o mercado norte-americano. Normalmente, o petróleo WTI é um pouco mais caro do que o Brent, refletindo a qualidade do produto e o custo de refinação e transporte do produto.

Existe ainda o  Oman crude, negociado na DME (Bolsa de Mercadorias do Dubai), Que é igualmente uma referência global a par do WTI e do Brent, sendo um benchmark(uma referência) do petróleo do Médio Oriente.

Autor: Isabel Maria
Data: 2015-03-26


Artigos Relacionados