O que é o Outplacement?



:. O Outplacement é uma solução especializada de apoio à transição de carreira profissional(recolocação profissional). .:



O Outplacement é uma solução especializada de apoio à transição de carreira profissional(recolocação profissional). Com a subida do desemprego são cada vez as empresas que, vendo-se obrigadas a dispensar colaboradores procuram dar-lhes um apoio especializado com vista à recolocação numa nova função, e também os profissionais que a braços com uma situação de despedimento, procuram um serviço especializado que os aproxime do mercado. Estes serviços têm sido praticados em países mais desenvolvidos. Com o advento da globalização e, como forma de responder às altas taxas de desemprego, estas técnicas passaram a ser procuradas e oferecidas noutros países.

Segundo noticia do expresso, em 2012 a taxa de recolocação de pessoas que recorreram ao serviço de Outplacement foi de aproximadamente 70%.

A primeira vantagem de as empresas facultarem este apoio especializado aos colaboradores dispensados é o de permitir aos colaboradores redefinirem as suas trajectórias profissionais. Na maioria dos casos é necessário construir e reformular os currículos, cartas de apresentação, preparação de entrevistas e necessidades de formação para fazer face a novas exigências e saídas do mercado sempre em evolução.

Depois, e segundo os especialistas, este processo mantem os profissionais ativos, reduzindo a tendência para o isolamento inicial e a desmotivação.

Outra das grandes vantagens está no trabalho de orientação que os especialistas em Outplacement realizam com o candidato, ajudando-o a desenvolver e otimizar a sua rede de contactos (networking)- que é atualmente uma das principais portas de entrada no mercado de trabalho - , trabalhar técnicas de marketing pessoal e assertividade.

Fonte: expresso online

Autor: Luís Filipe
Data: 2013-03-04


Artigos Relacionados