Como escolher o melhor mestrado - Algumas considerações importantes



:. O mestrado é uma nova etapa do curso que pode servir para se especializar ou para corrigir um erro na escolha inicial. Fatores a ponderar antes de decidir qual o mestrado que quer fazer. .:



O mestrado é uma nova etapa do curso que pode servir para se especializar ou para corrigir um erro na escolha inicial. Fatores a ponderar antes de decidir qual o mestrado que quer fazer.

 

É importante saber quais as universidades melhor cotadas na sua área

A introdução do 2.º ciclo pelo sistema de Bolonha veio alargar os horizontes dos estudantes universitários. Nos cursos que não têm mestrado integrado, passou a ser possível fazer a licenciatura numa área e o mestrado em outra. Prepare-se para fazer uma boa escolha quando chegar a essa fase.

Corrigir o percurso

Hoje é mais fácil corrigir erros na escolha do curso. A introdução do 2.º ciclo pelo sistema de Bolonha veio permitir a muitos estudantes fazerem uma reformulação no projecto de carreira. Nem sempre é fácil descobrir o que se quer fazer para o resto da vida quando se tem apenas 17 ou 18 anos, mas depois de três anos de licenciatura torna-se mais claro. No entanto, ainda pode acontecer que se sinta motivado por mais do que uma área. "Não se trata da "busca do Santo Graal", já que muitos fatores circunstanciais interagem com as conclusões sobre o que nos interessa e nos motiva, e o mundo à nossa volta também deve ser tido em conta", salienta Conceição Soares, psicóloga do Instituto de Orientação Profissional, da Universidade de Lisboa. Mas este é o momento para corrigir a trajectória.

Optar pela especialização

Esta é uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos na área que mais gostou ou com maior empregabilidade. O ideal é que estude exactamente aquilo que lhe dá mais gozo, mas é importante que esteja atento às tendências do mercado. Insistir em especializar-se numa área com pouca saída pode ser interessante se for um excelente aluno com emprego garantido, ou tiver meios para criar o seu próprio emprego, de outra forma pode estar a desperdiçar tempo e dinheiro. Saiba quais as áreas com maior procura através da leitura de jornais e de conversas com pessoas que conhecem bem o mercado (os professores podem ser uma ótima fonte de informação, sobretudo aqueles que trabalham também em empresas).

Apostar numa universidade de prestígio

É importante saber quais as universidades melhor cotadas na sua área, pois será nessas que as maiores empresas vão recrutar licenciados. Nada o impede de fazer a licenciatura numa escola e o mestrado numa outra, mais conceituada, desde que tenha boas notas. Por vezes, esta mudança pode fazer toda a diferença no seu percurso profissional.

Atenção ao corpo docente

Quando o mestrado não é integrado na licenciatura pode dar-se ao luxo de escolher um curso que seja lecionado por professores conceituados. Não só garante à partida uma melhor aprendizagem, como pode ser um passaporte para entrar no mercado de trabalho. Ter como professor um quadro importante de uma empresa onde gostaria de trabalhar, pode, eventualmente, facilitar-lhe a vida - mais uma vez, se for um aluno que se destaque.

Procurar uma bolsa

Estudar com bolsa é sempre um bónus no currículo, pois quase sempre significa que foi um bom aluno. Comece já a preparar o terreno - leia tirar boas notas - para conseguir uma bolsa quando chegar à fase de se candidatar ao mestrado. É um bom incentivo para se manter com notas altas ao longo de todo o curso, e de certeza que vai colher os louros desse esforço no final.

Erros a evitar

- Escolher por influência de outros. A escolha do mestrado, tal como a do curso, deve ter um significado pessoal e não deixar-se ir atrás do seu melhor aluno ou do sonho dos seus pais.

- Ignorar uma desmotivação durante o 1.º ciclo. Se aconteceu, deve ser analisada por si e tida em conta quando olhar para as alternativas do 2.º ciclo. É uma oportunidade para reformular o percurso.

- Estar mal informado. Há que explorar os mestrados de outras instituições que não apenas os daquela onde frequentou o 1.º ciclo, e é importante pesquisar bem os planos de curso, pois os mestrados podem variar muito entre si, mesmo quando têm a mesma designação.

 

Fonte: Notícia expresso

Autor: Notícia expresso
Data: 2013-02-25


Artigos Relacionados