O que é o Eurogrupo?



:. O Eurogrupo é uma instituição da União Europeia que reúne, normalmente, uma vez por mês os ministros da Economia e Finanças dos Estados membros da Zona Euro (isto é Estados cuja moeda oficial é o euro) .:



O Eurogrupo é uma instituição da União Europeia que reúne, normalmente, uma vez por mês os ministros da Economia e Finanças dos Estados membros da Zona Euro (isto é Estados cuja moeda oficial é o euro), o Presidente do Banco Central Europeu, o Comissário Europeu de Assuntos Económicos e Monetários, e o seu Presidente, eleito por maioria dos Estados para um mandato de dois anos e meio.

Esta instituição tem por funções:

  • Examinar assuntos comuns que envolvem especificamente a Zona Euro;
  • Discussão e adoção de medidas ajustadas de modo que sejam corretamente executadas as deliberações;
  • Coordenação e supervisão das políticas e estratégias económicas comuns relativas à Zona Euro;
  • “Governação económica europeia”. Esta função tem aumentado de relevância, em especial, após a crise financeira de 2010 na Grécia e Portugal. A tendência é que evolua para um verdadeiro governo económico da Europa.

O Presidente do Eurogrupo é, atualmente, o Primeiro-Ministro do Luxemburgo Jean-Claude Juncker. Quando este órgão reúne os Chefes de Estado e de Governo da Zona Euro, o mesmo é presidido pelo Presidente do Conselho Europeu, atualmente o democrata-cristão belga Herman Van Rompuy. 

O Eurogrupo é assessorado pela Secretaria-Geral do Conselho da União Europeia.

 

Fonte: Wikipedia

Autor: Luis Filipe
Data: 2011-10-21