Diferença entre Bailout e Bail-in



:. O termo Bailout, em economia e finanças, designa uma injecção de capital (resgate), por parte de investidores externos a uma empresa ou instituição, de modo a evitar a falência da mesma. .:



O termo Bailout, em economia e finanças, designa uma injecção de capital (resgate), por parte de investidores externos a uma empresa ou instituição, de modo a evitar a falência da mesma. Os bailouts são geralmente dados pelos governos ou por consórcios de investidores que, em troca da injecção de capital, assumem o controlo, parcial ou total, da instituição. Os Bailouts dados pelos governos são geralmente referentes a empresas ou instituições de grande relevância estratégica onde se reconheça que, uma perturbação possa contagiar toda a economia como, por exemplo, um grande banco. Os bailouts podem, mas não necessariamente, evitar a falência de uma instituição, por vezes, eles servem simplesmente para atenuar os problemas de contágio na economia.

O termo Bail-in, por contraste com o Bailout, perante uma situação de crise financeira (risco de falência) de uma instituição financeira, força os detentores de títulos (obrigacionistas) e depositantes a suportar parte dos encargos de modo a viabilizar a instituição ou atenuar os riscos de contágio à economia. Neste caso os obrigacionistas podem perder parte do seu capital investido e os depositantes podem perder parte dos depósitos. O Bail-in tem lugar antes da falência da instituição. As Entidades reguladoras têm o poder de impor as perdas dos obrigacionistas e dos depositantes enquanto poupam os contribuintes.

Autor: Isabel Maria
Data: 2016-01-14