O que significa MERCOSUL?



:. Mercosul é o nome utilizado para denominar a união aduaneira (livre comércio e política comercial comum) de cinco países da América do Sul - Mercado Comum do Sul. .:



Mercosul é o nome utilizado para denominar a união aduaneira (livre comércio e política comercial comum) de cinco países da América do Sul - Mercado Comum do Sul. Estiverem na origem deste acordo a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, sendo os signatários do Tratado de Assunção (1991), que estabelecia o Mercado Comum do Sul, uma aliança comercial com o objetivo de dinamizar a economia regional. No início foi instituída uma zona de comércio livre onde não havia restrições nem tarifas nas importações dos respetivos estados membros.

Desde 1 de janeiro de 1995, todavia, converteu-se em união aduaneira, onde os estados membros podem cobrar uma tarifa comum nas importações dos estados membros (tarifa externa comum).

A Bolívia, Colómbia, equador e o Chile adquiriram o status de associados, no entanto, o Chile depende da resolução de conflitos territoriais com a Argentina para se poder tornar um pleno associado.

A Venezuela, aguarda desde 2006, pela aprovação do parlamento paraguaio para se tornar membro da união. Todos os outros três membros já ratificaram a entrada.

Outras nações latino-americanas manifestaram interesse em entrar para o grupo, mas, até o momento, somente a Venezuela levou adiante sua candidatura.

 

Fonte:wikipedia

Autor: Luis Filipe
Data: 2011-11-02