O que é um tipo MIME?



:. O tipo MIME (Multiporpose Internet Mail Extensions, igualmente conhecido por contente type ou media type) de uma requisição a um servidor é uma característica técnica de primordial importância no tratamento de recursos obtidos através do protocolo HTTP. .:



O tipo MIME (Multiporpose Internet Mail Extensions, igualmente conhecido por contente type ou media type) de uma requisição a um servidor é uma característica técnica de primordial importância no tratamento de recursos obtidos através do protocolo HTTP. Sempre que um browser requisita um recurso remoto(por exemplo um página HTML), o servidor WEB envia um conjunto de cabeçalhos (igualmente conhecidos por headers) que precedem o conteúdo desse recurso. Um dos mais importantes headers é o tipo MIME, indicando o tipo de conteúdo devolvido pelo servidor WEB. A título de exemplo, quando um browser envia um pedido de uma página HTML, esse header contem o seguinte valor: Content-type:  texto/html.

Estes headers são interpretados pelo browser e servem para determinar a verdadeira natureza doe um recurso. Isto é, o que determina o processamento de um determinado recurso é o seu tipo MIME e não, como se poderia pensar, a sua extensão. Além do tipo MIME  tex t/ jpeg , existem outros muito usados, como por exemplo, os tipos image / jpeg, image / gif e image / png, que identificam imagens do tipo JPEG, GIF e PNG respetivamente.

Em conclusão, todos os recursos obtidos de uma requisição web através do protocolo HTTP têm um tipo MIME associado. As páginas HTML têm o tipo MIME texto / html. Por outro lado as páginas XHTML são identificadas pelo tipo MIME application / xhtml+xml.

Autor: Isabel Maria
Data: 2016-01-28


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL