O que é o protocolo SSH - Secure Shell?



:. SSH (Secure shell) é um protocolo de comunicação segura que permite o envio de comandos e o controlo remoto de um servidor por meio de uma conexão criptografada. .:



SSH (Secure shell) é um protocolo de comunicação segura que permite o envio de comandos e o controlo remoto de um servidor por meio de uma conexão criptografada.

O SSH possui uma arquitetura Cliente/Servidor, e está disponível em praticamente todas as plataformas, como o Linux, Mac osX, BSD, Windows, etc.

O protocolo SSH cuida da autenticação, criptografia e integridade dos dados transmitidos numa rede.

  1. Autenticação: determina a identidade de alguém de forma confiável;
  2. Criptografia:  os dados são “embrulhados” de modo a que se tornem ininteligíveis para todos exceto para o destinatário;
  3. Integridade: garantia de que os dados transmitidos chegam ao destinatário inalterados.

O OpenSSH é uma versão gratuita do ssh e pode ser encontrada aqui: www.openssh.org

Para se estabelecer uma conexão (através do protocolo ssh) a um servidor Linux por exemplo, podemos utilizar o PUTTY (que deve ser instalado no seu computador), que é um software de emulação de terminal grátis e de código livre. Este software suporta o protocolo ssh que é destinado a fornecer acesso remoto a servidores via Shell seguro. Um exemplo de um protocolo idêntico ao ssh  mas não seguro temos o TELNET. 

Autor: Isabel Maria
Data: 2016-01-15


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL