O que importa em sites de alta qualidade - Google Panda



:. O Google Panda é, por assim dizer, um novo algoritmo de classificação (atribuição de ranking) de sites em termos do lugar em que aparecem nos resultados da pesquisa do Google. .:



O Google Panda é, por assim dizer, um novo algoritmo de classificação (atribuição de ranking) de sites em termos do lugar em que aparecem nos resultados da pesquisa do Google. Este novo algoritmo foi lançado em fevereiro de 2011. A alteração tem como objetivo principal, despromover sites de baixa qualidade e promover, ao nível dos resultados das pesquisas do google,  os sites de qualidade, ou seja, fazê-los aparecer no topo das pesquisas. Logo após a introdução do algoritmo, muitos sites sofreram alterações na sua importância (uns para melhor outros para pior). O Google Panda tem sofrido bastantes melhoramentos, e acertos, desde a sua primeira aparição, em fevereiro de 2011, tornando-se definitivo em abril de 2011. No sentido de ajudar os editores afetados negativamente, o Google publicou um comunicado no seu blog dando algumas diretrizes para a autoavaliação da qualidade de um site. O Google forneceu uma lista de 23 pontos-chave no seu blog que pretendem responder à pergunta "O que conta num site de alta qualidade?" e que é suposto ajudar os webmasters a entrar mentalidade do Google.

O processo Google panda

Google Panda surge de uma atualização do algoritmo usando inteligência artificial de uma forma mais sofisticada e escalável do que era possível anteriormente. Testadores de qualidade humanos avaliam milhares de sites com base em medidas de qualidade, incluindo design, confiabilidade, velocidade e taxas de retorno ao site. O novo algoritmo, Panda do Google, é usado para procurar semelhanças entre os sites que as pessoas consideram de alta qualidade e de baixa qualidade.
Foram introduzidos novos fatores de classificação no algoritmo do Google, como resultado, velhos fatores de classificação, como PageRank perderam em importância. Google Panda é atualizado de tempos a tempos e o algoritmo é executado pelo Google numa uma base temporal regular. Em 24 de abril de 2012, a versão  Google Pinguim foi lançada, o que afetou mais 3,1% de todas as consultas de pesquisa de língua inglesa.
Em 18 de setembro de 2012 uma nova atualização foi confirmada pela empresa na sua página oficial do Twitter.
Outra atualização começou a aconteceu por volta de 22 de janeiro de 2013, afetando cerca de 1,2% das consultas em inglês.

O que conta num site de alta qualidade?

Recentemente o google forneceu uma lista de questões que devem ser atendidas quando falamos da qualidade de um site:

  • Pode confiar na informação presente nos artigos?
  • Estes artigos foram escritos por algum expert ou conhecedor da matéria presente no artigos?
  • O site tem artigos duplicados ou versões diferentes do mesmo artigo, por vezes, com ligeiras alterações nas palavras-chave?
  • Confia no site ao ponto de fornecer as informações do seu cartão de crédito ao site?
  • Os artigos apresentam erros de ortografia, frases mal construídas ou outros erros de linguagem?
  • Os artigos publicados no site têm algum interesse genuíno para os leitores do site, ou, pelo contrário, parecem mais movidos por intenções de adivinhar a melhor forma de alcançar bons rankings nos motores de busca?
  • Os conteúdos ou informações são originais ou as pesquisas são originais ou a análise presente no artigo é original?
  • Esta página tem algum valor substancial comparada com outras páginas nos resultados da pesquisa?
  • Que nível tem o controlo de qualidade do conteúdo?
  • Será que o artigo descreve os dois lados da história?
  • O site é reconhecido como “expert ou confiável” nos assuntos dos artigos publicados?
  • O conteúdo é produzido em massa por terceiros por um grande número de criadores, ou espalhados por uma grande rede de sites, de modo que as páginas individuais não recebem tanta atenção ou cuidados?
  • O autor dos artigos ou conteúdos é reconhecido como autoridade nos temas abordados?
  • Os artigos publicados fornecem uma abordagem complete e compreensiva do tema?
  • Os artigos publicados representam uma análise profunda ou contém informação interessante que está para além do óbvio?
  • Esta é um tipo de página que se deseja marcar, compartilhar ou recomendar a um amigo?
  • Este artigo tem um número excessivo de anúncios que distraem ou interferem com o conteúdo principal?
  • Espera ver este artigo numa revista, jornal, enciclopédia ou livro?
  • Os artigos são curtos, sem substância, ou, de alguma forma, isentos de detalhes importantes?
  • As páginas apresentam cuidado e atenção, ou, pelo contrário, tem uma apresentação desleixada e pouco interessante?
  • Será que os utilizadores do site reclamam quando veem estas páginas?

Diretrizes para design e conteúdo

O google fornece, igualmente, algumas diretrizes para design e conteúdo relacionadas com a qualidade dos sites. Aqui pode ver as orientações mais importantes sobre o conteúdo:

  • Crie um site com informação útil e importante e crie páginas que descrevam os temas de forma clara e confiável.
  • Pense nas palavras que os utilizadores vão inserir para encontrar as suas páginas, e, tenha a certeza que as inclui realmente nas páginas.
  • Prefira texto a imagens para mostrar nomes importantes, conteúdo ou links. Os robôs não reconhecem texto em imagens.
  • Crie páginas para os utilizadores não para os motores de busca.
  • Evite truques para iludir os motores de busca no sentido de obter melhores classificações nos resultados da pesquisa. Outro teste útil que pode é perguntar: "Isto ajuda os meus leitores? Faria isto se os motores de busca não existissem?"

Google aborda também a importância dos links para o seu site e como construí-los

Google reconhece que usam os links para o seu site como uma medida parcial na elaboração do ranking de um site. O ranking do site depende da quantidade, a qualidade e relevância dos links para suas páginas web a partir de outros sites da web. Estes outros sites permitem colocar o seu site no contexto e indicar a sua relevância, assim como a sua qualidade e popularidade. Mais informação 

 

No entando o Google adverte que:

"A melhor maneira de fazer com que outros sites criem links relevantes para o seu site é criar conteúdos únicos, importantes, e confiáveis de forma que ganhem rapidamente popularidade na comunidade de utilizadores. Quanto mais importante e útil o seu conteúdo, maior a chance de alguém achar o conteúdo útil aos seus leitores e criar um link para ele. Tenha em atenção que não é só o número de links para o seu site que interessa, mas também a qualidade e relevância dos mesmos. Criar bons conteúdos compensa: Os links são, geralmente, votos editoriais dados por escolha, pelo que movimentar-se na comunidade dos blogues é excelente para gerar interesse."

 

Em resumo

O Google melhorou a sua capacidade de identificar conteúdo de qualidade, websites que produzem esses conteúdos de alta qualidade e continuará a melhor a performance nos resultados da pesquisa em desfavor de sites com conteúdo mais fraco. Esta é uma vantagem, pois os utilizadores serão capazes de encontrar o melhor conteúdo com mais facilidade. Abordagens de curto prazo para impulsionar rankings não valem mais a pena. A mensagem é clara: para o sucesso a longo prazo o seu negócio on-line deve ter uma estratégia de conteúdo, com a criação de conteúdo on-line original e útil.

 

Autor: Luís Filipe
Data: 2013-05-09


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL