CloudPT - alojamento grátis



:. A PT decidiu abrir as portas dos seus servidores a qualquer pessoa, mesmo que não seja cliente das empresas do grupo. Para esta segunda-feira está agendado o lançamento de um serviço que oferece 16GB para os utilizadores guardarem todo o tipo de ficheiros .:



A PT decidiu abrir as portas dos seus servidores a qualquer pessoa, mesmo que não seja cliente das empresas do grupo. Para esta segunda-feira está agendado o lançamento de um serviço que oferece 16GB para os utilizadores guardarem todo o tipo de ficheiros.

A PT – que está a construir um grande centro de dados na Covilhã – decidiu apostar no espaço de armazenamento para atrair consumidores.

Concebido para concorrer com ofertas internacionais do mesmo género, como o Dropbox, o CloudPT está, por ora, direccionado para o mercado português e a PT pondera vir a integrar com este serviço funcionalidades das outras marcas do grupo (Meo, Sapo e TMN).

O CloudPT funciona de forma simples e análoga aos outros produtos do género. No computador, o utilizador pode ter uma directoria (ou uma “pasta”, na metáfora de escritório usada pelos sistemas operativos), cujo conteúdo é carregado para os servidores da PT. A pasta do CloudPT no computador (ou computadores) do utilizador mantém-se automaticamente sincronizada com os ficheiros armazenados naqueles servidores. O acesso a estes ficheiros também pode ser feito a partir do site do serviço.

Ler mais

De acordo com o responsável, a oferta "está a ser testada" e vai estar "disponível a partir de 10 de dezembro", de forma gratuita.

"Todos os portugueses vão poder, através do "site" da PT, criar a sua  própria conta na nossa nuvem", afirmou Zeinal Bava, acrescentando que se trata de "um processo de aprovisionamento muito simples, para que as pessoas possam simplesmente aderir, meter lá os seus conteúdos e com garantia de qualidade, fiabilidade e segurança".

A "oferta cloud" consiste no armazenamento de dados na Internet, independentemente do local e do equipamento a partir do qual é feito o acesso, funcionando,  na prática, como um disco rígido virtual portátil.

A "nuvem", como também é chamada, permite a partilha e sincronismo de conteúdos, como documentos, fotos ou vídeos, em todas as plataformas - televisão, computador, equipamentos móveis e aplicação web.

 

Autor: Notícia publico.pt
Data: 2012-12-10


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL