Servidores DNS - função



:. Domain Name System ou DNS é um sistema de nomenclatura hierárquica para computadores, serviços ou qualquer recurso ligado à Internet ou rede privada. .:



Domain Name System ou DNS  é um sistema de nomenclatura hierárquica para computadores, serviços ou qualquer recurso ligado à Internet ou rede privada. Este sistema de informação associa endereços numéricos a nomes de domínio atribuídos a cada associado (ex. associa o endereço ip 209.85.147.94 a www.google.pt). A sua função mais importante é traduzir (resolver) nomes compreensíveis para identificadores binários associados com dispositivos conectados à rede.
 
Um servidor DNS usa uma base de dados distribuída que armazena informações associadas com nomes de domínio e redes da Internet. Embora a base de dados DNS seja capaz de associar diferentes tipos de informação para cada nome, os usos mais comuns são a atribuição de nomes de domínios para endereços IP e a localização dos servidores de correio eletrónico em cada domínio.
 
A associação de nomes de domínios para endereços IP é certamente a melhor função conhecida dos protocolos DNS. Os nomes, além de ser mais fácil de lembrar, são mais confiáveis porque não tem de mudar se o endereço IP muda por alguma razão.

O servidor de DNS que gere um domínio é o responsável por informar todos os restantes servidores de DNS espalhados pelo mundo onde poderão encontrar os vários serviços associados a um determinado nome (google.pt). Quando se regista um domínio (nome) temos sempre de o associar a um servidor de DNS que actuará como entidade gestora desse domínio.

O sistema de DNS permite distribuir a carga de serviços que pretende colocar à disposição da Internet por quantas máquinas diferentes quiser, por exemplo, se pretende ter o seu site numa máquina e o seu servidor de e-mail noutra basta configurar o seu DNS para encaminhar os respectivos serviços para os endereços de IP (máquinas) que pretende.

Deve sempre definir um endereço de DNS primário e outro secundário para o caso de o primeiro falhar.

Autor: Luís Filipe
Data: 2012-04-04


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL