Quem foi Wangari Maathai?



:. Wangari Muta Maathai (nasceu em Nyeri (Quenia) a 1 de abril de 1940 e morreu a 25 de Setembro de 2011) foi uma ativista política do meio ambiente queniana. .:



Wangari Muta Maathai (nasceu em Nyeri (Quenia) a 1 de abril de 1940 e morreu a 25 de Setembro de 2011) foi uma ativista política do meio ambiente queniana.

Wangari Maathai foi galardoada com o prémio o prémio Nobel da Paz em 2004 pela sua luta contra a desflorestação em Africa. Foi reconhecida por figuras de topo da politica mundial como o ex-presidente americano Jimmy Carter e o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, no entanto, tem-se mantido anónima para a maior parte das pessoas.

Wangari Maathai nasceu em Abril de 1940 em Nyeri, no centro do Quénia, teve acesso à educação por insistência do seu irmão mais velho que a inscreveu numa escola católica. Nos anos 60 conseguiu uma bolsa Nos Estados Unidos que lhe permitiu estudar Biologia no Kansas, regressando mais tarde ao seu país onde foi militante do Conselho Nacional de Mulheres do Quénia na luta pelos direitos das mulheres do seu país e onde promoveu a plantação de milhares de árvores para satisfação das necessidades internas sem danificar mais o Ambiente.

Em 1977 criou o movimento Green Belt, no âmbito do qual as comunidades locais criam viveiros e plantam árvores em terrenos públicos, zonas florestais degradadas ou em propriedades privadas. Este movimento jé levou à plantação de mais de 45 milhões de árvores no.
Em 1987, a iniciativa passou as fronteiras e teve acolhimento em países com: Tanzânia, Uganda, Etiópia, Zimbabwe, Lesoto.

“Não se pode proteger o Ambiente sem dar poder às pessoas, informá-las e ajudá-las a compreender que estes recursos naturais são delas e que elas os devem proteger", disse Maathai, citada no site do Green Belt.

Maathai dirigiu, ainda, a Cruz Vermelha queniana nos anos 70 e dedicou-se igualmente a combater o regime autoritário do presidente do Quénia naquela época, Daniel Arap Moi – um percurso que fez com que tivesse tido vários incidentes com as forças de segurança e algumas passagens pela prisão. Com a eleição de Mwai Kibaki em 2002, assumiu a pasta de secretária de Estado do Ambiente entre 2003 e 2005.

A queniana Wangari Maathai, Nobel da Paz em 2004 pelo seu trabalho em nome do desenvolvimento sustentável, paz e democracia, morreu (a 25 de setembro de 2011) aos 71 anos com cancro.

Autor: Luis Filipe
Data: 2011-09-26


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL