O que foi o Blitz?



:. O Blitz (do alemão Blitzkrieg - ataque relâmpago) foi um bombardeamento intensivo, e continuado, efetuado pela Alemanha contra o Reino Unido durante a segunda guerra mundial .:



O Blitz (do alemão Blitzkrieg – ataque relâmpago) foi um bombardeamento intensivo, e continuado, efetuado pela Alemanha contra o Reino Unido durante a segunda guerra mundial. Entre 7 de Setembro de 1940 e 21 de Maio de 1941 ocorreram grandes bombardeamentos (ataques em que mais de 100 toneladas de explosivos foram lançadas) sobre 16 cidades inglesas. Durante um período de 267 dias (quase 37 semanas), Londres foi bombardeada 71 vezes, Birmingham, Liverpool e Plymouth oito vezes, Bristol seis, Glasgow cinco, Southampton quatro, Portsmouth três, e houve, também, pelo menos um grande ataque a mais oito cidades. Este foi o resultado de uma rápida escalada com início em 24 de agosto de 1940, quando os bombardeamentos noturnos visando aeródromos da RAF se afastaram do alvo e acidentalmente destruíram várias casas em Londres, matando civis, com resposta imediata de Churchill que ordenou um bombardeamento a Berlim.

Com início a 7 de Setembro de 1940, Londres foi bombardeada consecutivamente durante 57 noites pela Luftwaffe.  Mais de um milhão de casas foram destruídas ou bastante danificadas, e mais de 40.000 civis foram mortos, quase metade da população de Londres na altura. Portos e centros industriais fora de Londres foram atacados; o maior porto do oceano atlântico, o porto de Liverpool, foi o mais Bombardeado, sofrendo perto de 4.000 baixas humanas. Outros portos, incluindo Bristol, Cardiff, Hull, Portsmouth, Plymouth, Southampton e Swansea também foram alvo, assim como as cidades industriais de Birmingham, Belfast, Coventry, Glasgow e Manchester. Birmingham e Comente foram fortemente visados por causa dos aviões Spitfire e fábricas de tanques em Birmingham e muitas fábricas de munições em Coventry, no centro da cidade de Coventry foi quase completamente destruída.

Autor: Luís Filipe
Data: 2013-07-29


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL