O que significa o termo atuário?



:. Um atuário é um profissional especializado em analisar, medir, avaliar e gerir riscos. .:



Um atuário é um profissional especializado em analisar, medir, avaliar e gerir riscos. Um atuário deve ter formação superior nesta área e ter conhecimentos profundos em matemática, estatística, direito, economia e finanças, no sentido de dominar os mercados económico-financeiros na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos principalmente na área de seguros, e ser capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.

Um atuário deverá ser capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prémios de seguro ou de indemnizações e, ainda, trabalhar em outras áreas, coligadas ao tema risco.

Desta forma a ciência atuaria é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatísticas e financeira.

Autor: Luis Filipe
Data: 2012-01-10


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL