Uma década sobre os ataques de 11 de Setembro - por Jonathan Powell



:. O 11 de setembro pode ter sido a marca d'água deixada pela al-Qaeda - por Jonathan Powell .:



O 11 de setembro mudou fundamentalmente a América, muito mais do que foi previsto na época. Para os americanos, os ataques foram realmente um novo Pearl Harbour, um ataque à pátria que os fez sentir vulneráveis, pela primeira vez em 60 anos. Veio à luz uma administração com tendências para intervenções mais firme no exterior.

O resultado foi a abertura de uma nova frente de luta contra o terrorismo global, particularmente al-Qaida. Enormes recursos foram lançados na batalha. Paradoxalmente, olhando para trás, o 11/09 pode ter sido somente a marca d'água  da Al Qaeda, em vez de o início de uma nova ameaça terrorista. O grupo desde então tem sido incapaz de montar um ataque tão espectacular. A primavera árabe tornou-o quase irrelevante. Em retrospectiva, talvez o ocidente tenha colocado demasiado esforço na batalha física contra o terrorismo internacional e não o suficiente na diplomacia tentando explorar algumas das reivindicações dos extremistas, em particular a incapacidade de promover a paz no Oriente Médio.

A destruição das torres gêmeas ilustrou o lado negro da globalização. Terroristas usaram as ferramentas de uma sociedade moderna global, a internet, fronteiras abertas e aviões topo de gama, para atacar o Ocidente em casa. Felizmente, eles não conseguiram que as nossas sociedades se fechassem entrincheirando-se em casa, e em vez disso, reagiram com uma maior disposição para coligarem internacionalmente. O ataque deu à luz uma coligação sem precedentes de repulsa. Esse consenso foi destruído com a intervenção no Iraque. Divisões sobre o Afeganistão, Líbia e Síria mostram que o mesmo ainda não foi reconstruído. Espero que um dia ele pode ser recapturado, sem uma repetição da tragédia terrível que primeiro trouxe à existência.

Ver:Uma década sobre os ataques de 11 de Setembro - por Simon  
      Uma década sobre os ataques de 11 de Setembro - PJ Crowley 
      Uma década sobre os ataques de 11 de Setembro - Orzala Ashraf Nemat 


Autor: Excerto de um artigo publicado no jornal: gurdian
Data: 2011-09-05


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL