Uma década sobre os ataques de 11 de Setembro - por Simon Jenkins



:. A resposta dada pelos Americanos e, pelo mundo ocidental em geral, aos ataques de 11/09 foi como Bin Laden sempre sonhou - Simon Jenkins .:



A resposta dada pelos Americanos e, pelo mundo ocidental em geral,  aos ataques de 11/09 foi como Bin Laden sempre sonhou - Simon Jenkins

Ninguém, desde a Segunda Guerra Mundial provocou um tão profundo impacto no mundo como Osama bin Laden o fez. Se o mundo tivesse respondido ao seu ataque de 11/09 sobre a América com moderação, ele provavelmente teria desaparecido, expulso do Afeganistão ou morto por seus inimigos Tajik. Mesmo os talibãs ficaram chocados com os ataques de 11/09, ao mesmo tempo que todo o mundo muçulmano saiu em solidariedade com a América (incluindo a OLP na Palestina).


Foi um breve momento de supremacia moral americana. No entanto, com o lançamento de agressão armada, primeiro contra o Afeganistão e depois ao Iraque, os Estados Unidos desperdiçaram este ganho. A agressão levou a uma onda de anti-americanismo e anti-ocidente e a um crescente apoio a fanáticos do islamismo em todo o mundo muçulmano. As guerras provocam dezenas de milhares de vítimas e levam à destruição em massa. Os biliões de dólares despendidos com a guerra e a subsequente reconstrução são financiados, em grande parte, com dinheiro emprestado, que por sua vez leva ao desequilíbrio das contas e à desestabilização da economia mundial.


Tudo isso estava fora de qualquer proporção com os atentados de 11/09. Na verdade, a resposta a 11/09 foi como Bin Laden deve ter sonhado. Assistiu-se à hostilidade generalizada em direção aos EUA e ao ocidente e ao crescente comportamento agressivo no mundo muçulmano. As liberdades civis foram restringidas e os governos voltaram à paranóia da Guerra fria. América foi novamente o grande Satã. O dividendo da paz tão ansiosamente aguardava, no final do século 20 evaporou-se. Bin Laden tornou-se um modelo para os fanáticos em todo mundo muçulmano. A década desde o 11/9 deve estar entre as eras mais inaptas e contraproducentes na história da diplomacia moderna.

Fonte: gurdian

 

Ver: Uma década sobre os ataques de 11 de Setembro - por Jonathan Powell 
         Uma década sobre os ataques de 11 de Setembro - PJ Crowley 
         Uma década sobre os ataques de 11 de Setembro - Orzala Ashraf Nemat 

Autor: Excerto de um artigo publicado no jornal: gurdian
Data: 2011-09-05


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL