O que é a Inteligência emocional?



:. Em psicologia a Inteligência emocional é um conceito descreve a capacidade (habilidade) de reconhecer e entender os sentimentos, próprios e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles .:



Em psicologia a Inteligência emocional é um conceito que descreve a capacidade (habilidade) de reconhecer e entender os sentimentos, próprios e os dos outros, assim como, a capacidade de lidar com eles. É uma habilidade essencial para a formação, desenvolvimento e a manutenção dos relacionamentos, tanto pessoais quanto no ambiente de trabalho. Diferente do QI, a inteligência emocional pode ser desenvolvida e melhorada ao longo do tempo. 

Como melhorar a Inteligência emocional: 

Lidar com emoções negativas

Saber lidar com tuas próprias emoções negativas é uma das habilidades mais importantes para que tu mantenhas o teu equilíbrio emocional. Elas não devem comandar as tuas atitudes e influenciar os teus julgamentos, pelo contrário, devem ser controladas para que não ultrapassem limites.

Lidar com a pressão

Todas as pessoas enfrentam momentos stressantes. Como elas lidam com essas situações será a diferença entre serem assertivas ou reativas. Ser assertivo significa que procura soluções práticas e equilibradas. Ser reativo significa que as emoções estão no controle e que as decisões irão depender delas.

Interpretar a emoção dos outros

Pessoas com inteligência emocional aprimorada têm a capacidade de identificar e interpretar as pistas emocionais que os outros deixam. Elas percebem as expressões físicas, emocionais e verbais utilizadas e comunicam de maneira efetiva a partir dessas conclusões.

Expressar emoções difíceis

Deves estabelecer limites claros para que as pessoas saibam qual é o seu posicionamento, especialmente em situações difíceis. Isso exige que saibas expressar emoções difíceis, não só de tristeza, mas também quando sentes raiva, frustração ou estás irritado.

Emoções íntimas

Inteligência emocional é útil para diversas áreas da vida, inclusive em relacionamentos íntimos. Expressar cuidado, emoções amorosas e confiança também faz parte de um lado emocional saudável. Além disso, também deves saber corresponder esse tipo emoção sempre que outros a expressam.

Autor: Luís Filipe
Data: 2013-03-26


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL