Conde D. Henrique e D. Teresa - História de Portugal



:. As campanhas em que Afonso VI, rei de Leão, travava contra os mouros (Reconquista Cristã) atraíram à península vários cavaleiros cristãos de outras nacionalidades, que vinham juntar-se aos esforços de guerra contra os infiéis. .:



As campanhas em que Afonso VI, rei de Leão, travava contra os mouros (Reconquista Cristã) atraíram à península vários cavaleiros cristãos de outras nacionalidades, que vinham juntar-se aos esforços de guerra contra os infiéis.

Entre estes nobres cavaleiros, destacaram-se os fidalgos franceses D. Raimundo e D. Henrique de Borgonha, descendentes dos reis de França. Pelos bons serviços prestados, D. Afonso VI, como recompensa, nomeou D. Raimundo governador do condado da Galiza e ofereceu-lhe em casamento a sua filha D. Urraca. O D. Henrique deu o governo do Condado Portucalense (ficando este sujeito ao condado da Galiza) e a mão da sua outra filha, D. Teresa (isto em 1094).  Do casamento de D. Henrique com D. Teresa nasceram 4 filhos, dos quais apenas um varão; chamava-se Afonso Henriques, e que se viria a tornar no 1º rei e fundador do Reino de Portugal.

Autor: carlos Oliveira
Data: 2012-05-30