Como se fazem bons apontamentos para os exames - Considerações importantes



:. São os melhores aliados na época de provas. Mas é preciso saber fazê-los durante as aulas. 9 passos essenciais. .:



São os melhores aliados na época de exames, no entanto,  é preciso saber fazê-los durante as aulas. Aqui ficam alguns conselho em 9 passos essenciais.

O princípio é simples: bons apontamentos, melhores notas

Pode recorrer a um colega que tenha apontamentos extraordinários, mas nenhuns substituem os seus, se forem bem feitos. A lógica é fácil: só tem apontamentos perfeitos quem esteve com atenção nas aulas e os completou com estudo em casa. Quem faz isso, tem meio caminho andado para alcançar uma boa nota. Aqui ficam as técnicas para fazer apontamentos que serão a inveja dos colegas e que o ajudarão a conseguir melhores notas.

Desenvolva o seu sistema de escrita rápida

Não perca tempo a tentar seguir outros métodos, se já tem alguns símbolos e abreviaturas que costuma usar. O objectivo é escrever o máximo de informação durante a aula, de forma a entendê-la mais tarde, por isso descomplique. Não interessa se mais ninguém perceber os seus gatafunhos, o importante é que você perceba.

Fuja das distrações

Não há milagres. É impossível passar as aulas na conversa na fila de trás e apanhar tudo o que o professor diz. O ideal é sentar-se mais à frente para ter a certeza que ouve bem e que fica longe dos burburinhos habituais do fundo da sala.

Leia a matéria antes da aula

É muito mais fácil tirar apontamentos quando já leu sobre o assunto. Não vai precisar de escrever tudo o que ouve, mas apenas o que o professor disser de novo. Se estiver ainda a zeros, vai ter de usar toda a concentração para a escrita e perde a oportunidade de tentar perceber as explicações e colocar dúvidas sobre algo que não entendeu quando viu a matéria em casa.

Escute com atenção

Não basta sentar-se à frente se deixar a mente divagar a aula toda. Há que fazer um esforço para estar atento ao que é dito - muitas vezes, as participações de alguns colegas também são óptimos contributos -, e anotar os livros e os capítulos específicos a que o professor faz referência. Ah, e ligue as antenas quando ouve a frase"uma das perguntas que costuma sair no exame é...", pois vem aí informação valiosa. Há respostas que nunca encontrará nos livros, pois apenas foram abordadas nas aulas!

Anote os casos práticos

É certo que sairão nos testes e no exame. Decorar a matéria é possível, mas muitas vezes não chega para resolver os casos práticos. A única hipótese é seguir a explicação do professor na aula, passar tudo para o caderno, colocar dúvidas e voltar a olhar para os casos em casa. Muitas vezes, a resolução de casos práticos têm maior peso na nota do exame, do que as perguntas teóricas.

Participe na aula

Fazer perguntas ajuda a clarificar as ideias, tirar dúvidas e fazer apontamentos mais completos e claros. Sempre que tiver oportunidade de pedir esclarecimentos sobre assuntos mais complicados, não se iniba. Pode pagar caro essa timidez quando no exame der de caras com uma pergunta sobre matéria que nunca conseguiu compreender. Por outro lado, fazer perguntas, desde que não sejam básicas, revela interesse, algo que os professores apreciam.

Compare-os aos dos colegas

Se tem colegas que são especialistas em apontamentos, compare-os com os seus para ter a certeza que não lhe faltou nada. Pode não ter apanhado todas as frases ou não ter entendido bem uma explicação importante. Outra vantagem é se esses colegas já tiverem completado as anotações com informação dos livros, pois assim estarão ainda mais completos.

Recorra a efeitos especiais

Depende da forma como memoriza melhor o que estuda, mas pode ser mais fácil através de esquemas, tópicos ou mesmo com colagens de fotografias (sim, dá trabalho, mas funciona bem quando tem de relacionar acontecimentos com figuras históricas, por exemplo).

Organize-os em casa

Passe as suas anotações a limpo, para não correr o risco de ter uma confusão de hieroglifos quando for estudar para o exame. Além disso, este exercício ajuda-o a compreender o que escreveu e levanta-lhe aquelas dúvidas, que vai poder esclarecer a tempo. Se o professor falou num capítulo do livro, junto o seu resumo aos apontamentos dessa matéria. Este método e organização permitem-lhe estudar melhor em menos tempo e são o segredo dos estudantes que tiram boas notas.

Fonte: expresso

Autor: Notícia expresso
Data: 2013-02-25


Artigos Relacionados