Quem foi Humberto delgado?



:. Humberto Delgado foi um General e aviador português, professor na Escola do Exército e director geral da Aeronáutica Civil .:



Humberto Delgado (1906 - 1965) foi um General e aviador português, professor na Escola do Exército e director geral da Aeronáutica Civil. Foi piloto honorário da Força Aérea norte americana e membro do institute of Aeronautical Sciences, dos Estados Unidos da América. Em 1958 foi candidato a Presidente da República Portuguesa pela oposição democrática, após o que se viu forçado a viver no exílio, vindo a ser assassinado em 1965. 

Corporizou, sem sombra de dúvida,  o principal movimento de tentativa de derrube do regime salazarista através de eleições, tendo contudo sido derrotado nas urnas, num processo eleitoral fraudulento que deu a vitória ao candidato do regime vigente,Américo Tomás. Ficou popularmente conhecido como o General sem Medo.

Em 1961, programou e orientou o assalto ao paquete Santa Maria. Das várias obras que escreveu podemos salientar: A pulhice do Homo Sapiens, Guerra de rua e Guerra de Guerrilha, Aviação de Bombardeamento, etc.

Autor: Isabel Maria
Data: 2016-02-11


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL