Como atenuar problemas de dinheiro no casamento!



:. Em épocas de crise como a que vivemos hoje, em que o dinheiro é escasso para muitas famílias, é imperativo que os casais saibam resolver as questões financeiras, não deixando que essas dificuldades perturbem, mais do que o necessário, o ambiente familiar. .:



Em épocas de crise como a que vivemos hoje, em que o dinheiro é escasso para muitas famílias, é imperativo que os casais saibam resolver as questões financeiras, não deixando que essas dificuldades perturbem, mais do que o necessário, o ambiente familiar. 


ehow (website com mais de 1 milhão de artigos publicados) dá uma ajuda e elenca um conjunto de instruções, ou ideias, que vale a pena ler e ter na devida conta: 

1 - O lugar do dinheiro 
Defina o lugar do dinheiro no seu casamento e, quanto mais cedo o fizer, melhores serão os resultados. Os problemas que o dinheiro cria dentro de um casamento é muitas vezes uma consequência ou sintoma de que algo está mal noutras áreas. Por exemplo: Uma das partes está a gastar demasiado dinheiro para não se sentir controlado mas acaba por condenar o Orçamento com esta ação? O dinheiro está a ser utilizado como arma de ataque e o problema não se centra apenas no orçamento pouco elástico, mas na forma como é encarado pelo casal 

2 - As emoções financeiras 
Depois de perceber como o dinheiro é usado para revelar certos aspetos da relação, torna-se mais fácil conhecer as emoções do parceiro e as próprias. Se tudo correr bem, o passo seguinte será conversar com o parceiro para perceber que problemas está o dinheiro a esconder ou revelar. 

3 - O tempo 
A digestão das revelações é essencial e depois surge a questão: o que pode ser feito para ajudar o parceiro a reduzir ansiedade? Ou por outro lado, se as questões do controlo forem o problema, o que pode ser feito para aumentar a flexibilidade? Ou se o problema for pouca margem no Orçamento, o que pode ser feito para minimizar os gastos ou potenciar a gestão dos rendimentos? 
O ideal é fixar um valor a gastar por mês e retirar logo à partida uma parte do vencimento para guardar todos os meses. Se as contas forem conjuntas, o ideal é estabelecer limites logo à partida. 

4 - Promova qualidade 
Não importa qual a origem dos problemas financeiros nem quem recebe mais ou menos salário, importa sim que haja uma igualdade financeira em casa no momento de decidir. Esta igualdade elimina os problemas de controlo e facilita a discussão dentro das quatro paredes. Partilhe responsabilidade tanto no momento de receber como no momento de gastar e converse sobre gastos mensalmente. 

5 - Prepare um Orçamento 
Pois é, tal como o Estado ou a União Europeia, cada lar também tem de ter um orçamento preconcebido. Faça-o semanal ou mensalmente (por mês torna-se mais eficiente porque o vencimento também é mensal). Estabeleça as refeições a fazer, as necessidades de despensa e até a roupa dos miúdos. Por fim, trate os números por aquilo que são: simples números. 


 

Autor: Luís Filipe
Data: 2012-11-23


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL